APRESENTAÇÃO

O professor Ronaldo é o gestor da empresa AVCB Fácil, formado em Engenharia Elétrica e de Segurança do Trabalho, Docente do Ensino Superior e além de Técnico em Mecânica, é pesquisador de legislação sobre prevenção de incêndio, perito de engenharia elétrica e de segurança do trabalho, professor universitário convidado presencial com habilitação em EaD, especialista em investigação de incêndio e secretário da Comissão de Estudos CB24 da ABNT - Reação ao Fogo dos Materiais - IPT.

 

Professor universitário, disponibiliza aulas em disciplinas específicas para atuar nos cursos de graduação em Engenharia e Arquitetura, em universidades e organizações de ensino públicas e privadas, assim como nos cursos de tecnologia de ensino médio, ETECs e FATECs no Estado de São Paulo.

 

Além de disciplinas com o conteúdo relativo a "prevenção e combate a incêndio e desastres",  obrigatório a partir de março de 2018 (Lei n° 13.425), disponibilizamos disciplinas para ministrar nos cursos de pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, graduação de Engenharia, Arquitetura e capacitação profissional:  

 

- Ergonomia;

- Legislação do Trabalho;

- Perícias de Engenharia;

- Gerenciamento de Risco;

- Normas Regulamentadoras do MTE;

- Proteção Contra Incêndio e Explosões.

 

Para outras disciplinas, favor entrar em contato.

LEGISLAÇÃO

Artigos referentes ao tema de conteúdo obrigatório em disciplinas, pertencentes à LEI Nº 13.425, DE 30 DE MARÇO DE 2017 (Lei Kiss), aguardando regulamentação:

Art. 1° Esta Lei:

I – estabelece diretrizes gerais e ações complementares sobre prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, atendendo ao disposto no inciso XX do art. 21, no inciso I, in fine, do art. 24, no § 5º, in fine, do art. 144 e no caput do art. 182 da Constituição Federal;

Art. 8° Os cursos de graduação em Engenharia e Arquitetura em funcionamento no País, em universidades e organizações de ensino públicas e privadas, bem como os cursos de tecnologia e de ensino médio correlatos, incluirão nas disciplinas ministradas conteúdo relativo à prevenção e ao combate a incêndio e a desastres.

Parágrafo único. Os responsáveis pelos cursos referidos no caput deste artigo terão o prazo de seis meses, contados da entrada em vigor desta Lei, para promover as complementações necessárias no conteúdo das disciplinas ministradas, visando a atender o disposto no caput deste artigo.

Art. 23° Esta Lei entra em vigor após decorridos cento e oitenta dias de sua publicação oficial.

Clique aqui, para conhecer a Lei n° 13.425 na íntegra.

Clique aqui, para acompanhar o processo na Câmara dos Deputados.